Termos para Embaixador

MANUAL DAS EMBAIXADAS – MVA

Bem-vindo ao Movimento que vem revolucionando a torcida do Brasil!

Somos um grupo de amigos, apaixonados por esportes que, em meados de 2008, decidiu assumir essa paixão e acompanhar as Seleções Brasileiras e atletas de todos os esportes, onde quer que ela fosse, com o objetivo de torcer incondicionalmente pelo time, independente dos resultados das partidas.

O objetivo desse manual é facilitar a expansão do MVA de maneira organizada para todo o Brasil e mundo através das “Embaixadas MVA”.

Nele você vai conhecer um pouco da nossa história, nossos valores e o passo a passo para se tornar o Embaixador do MVA em sua região.

  1. HISTÓRIA DO MVA

O Movimento Verde Amarelo (MVA) é uma organização criada em 2008 com o objetivo revolucionar a forma como o brasileiro torce e apoia suas seleções e atletas. O movimento teve origem em torcidas universitárias, quando um grupo de estudantes viu a necessidade de uma torcida mais forte e vibrante pela seleção brasileira.

Primeira torcida organizada nacional do Brasil, o MVA foi responsável por criar músicas que se tornaram hits entre os torcedores brasileiros, como “Mil gols”, que se popularizou na Copa do Mundo de 2014 na África do Sul, e “Único penta é o Brasilzão” durante a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Desde sua criação, o MVA presente em 3 Copas do Mundo, 2 Copas Américas, 1 Olimpíada, 2 Copa das Confederações e diversos outros eventos dos atletas e seleções do Brasil.

Além das músicas e atuação nas arquibancadas, o movimento se destacou pela organização de esquentas de torcida, festas, oficinas de bateria, projetos sociais, recepções de seleções em hotéis, coleta de lixo nos estádios e caminhadas históricas até competições, como ocorreu no metrô na Copa da Rússia em 2018.

  1. MANIFESTO, MISSÃO E CRENÇAS MVA

MANIFESTO

O MVA acredita que é possível revolucionar a forma como o Brasileiro hoje torce e apoia as suas seleções e o seu país.

O MVA acredita que é possível despertar o potencial do melhor torcedor que existe em todos nós. Um torcedor apaixonado, otimista, incansável, fiel, unido, respeitoso, exemplar.

O MVA acredita ainda que é possível usar a maior paixão do brasileiro, o futebol, e a comunidade do MVA para um objetivo maior. Usar o movimento como um dos mais importantes canais de disseminação de novos valores de cidadania, união, colaboração, respeito, e assim se tornar um importante ator de educação e transformação cultural do nosso país.

VISÃO

Em 5 anos, se tornar um case mundial, reconhecido internacionalmente, como um movimento

que transformou a torcida Brasileira na mais apaixonada, criativa e exemplar do mundo.

E no que acreditamos?

  • no apoio incondicional às Seleções Brasileiras das mais variadas modalidades;
  • na preservação e valorização da nossa gloriosa história esportiva
  • no respeito à história de cada atleta e de cada torcedor
  • na valorização da imagem do torcedor brasileiro, transformando cada um de nós em verdadeiros embaixadores de nosso país onde estivermos;
  • que o Movimento deve ser feito por todos e para O Brasil é um dos países mais diversos do mundo e nossa torcida deve ser o reflexo da nossa realidade;
  • que todas as nossas ações devem contribuir para a formação do cidadão, inclusive respeitando os conceitos de sustentabilidade, gerando um mínimo de resíduos possível e sendo 100% responsáveis pela coleta de todos eles

Acreditamos que juntos podemos ser não só a maior torcida do mundo como também a melhor, já que somos o pais do futebol, do carnaval e temos o povo mais festivo do mundo.

Além disso, podemos ser exemplo para todas as demais torcidas e cidadãos, utilizando a paixão pelo esporte como ferramenta de transformação social.

  1. EMBAIXADAS E EMBAIXADORES

Os Embaixadores são o elo fundamental entre as Seleções, a filosofia do Movimento e as cidade. São eles quem conhecem as particularidades e necessidades de cada região e como engajar o torcedor.

Essa forma de estruturação surgiu quando detectamos que temos integrantes em praticamente todos os estados do Brasil, além de muitas cidades espalhadas pelo mundo.

Sabendo que os integrantes do MVA vivem em diferentes cidades, países e tem diferentes culturas e maneiras de torcer, criamos esse Manual com a intenção de sugerir diretrizes básicas de conduta.

A ideia é que, independente do lugar do mundo onde nosso torcedor esteja, possamos seguir unidos e identificados pela filosofia do Movimento. E uma das principais ferramentas para isso só será o trabalho do Embaixador e sua embaixada.

AS FUNÇÕES E OS BENEFÍCIOS DO EMBAIXADOR

Todos os embaixadores terão funções e benefícios:

Benefícios

  • Prioridade no recebimento de infos/promoções
  • Prioridade na compra/distribuição ingresso
  • Gratuidade em ingressos para eventos MVA
  • Desconto nos produtos MVA
  • Desconto na Oficina de Bateria MVA
  • Desconto nos pacotes de viagem MVA
  • Participar das Conferência e Workshops MVA
  • Certificado de Embaixador Funções
  • Angariar novos integrantes
  • Administrar e moderar o grupo de Whatsapp da Embaixada (com apoio da matriz)
  • Organizar as excursões da Embaixada
  • Comparecer às partidas e eventos na sua cidade
  • Divulgar o MVA na sua rede
  • Participar da Conferência MVA
  • Resolver possíveis conflitos nas arquibancadas
  • Criar/sugerir músicas
  • Fomentar a criação de novas embaixadas nas cidades próximas
  1. 2 – COMO TORNAR-SE EMBAIXADOR

Para ser um Embaixador do MVA você deve seguir os seguintes passos:

  • – Inscrever-se através do site do Movimento (www.movimentoverdeamarelo.com.br) ou enviar um email para redemva@movimentoverdeamarelo.com.br. Os Fundadores farão uma avaliação préviados dados, verificando inclusive as Embaixadas já existentes em sua região. Inicialmente teremos 1 Embaixada por cidade e a ideia é que esta possa estimular e promover a abertura de novas Embaixadas nas cidades vizinhas.
  • – Uma vez aprovado seu cadastro, você vai passar por uma entrevista com os Fundadores do
  • – Foi selecionado? Os próximos passos serão assinar eletronicamente os Termos de Responsabilidade e Conduta do
  • – Pronto! Agora é cadastrar todos os membros de sua cidade ou região e iniciar a mobilização para as próximas partidas do Brasil!

MOBILIZAÇÃO EM DIAS DE JOGOS

Em dias de jogos sua meta será reunir o maior número possível de pessoas para a torcida, seja o evento em sua cidade ou fora dela.

Quando a partida for em outra localidade você planejar a formação de um grupo e seguir as Seleções pelo Brasil ou pelo mundo. O MVA, em parceria com agências de viagem, oferece pacotes para que os integrantes de todo o Brasil possam viver juntos essa experiência.

Se a realidade for assisti-los em sua cidade, nossa sugestão é propor parcerias fixas com bares/restaurantes para que estes locais se tornem pontos conhecidos de encontro dos torcedores em todos os jogos. Isso também vai facilitar a negociação de benefícios com esses locais.

Independente do cenário, quanto mais gente cantando as músicas e estendendo bandeiras mais força traremos para nossas Seleções. E não se esqueça de transmitir registrar sua experiência para que possamos compartilhar e mobilizar mais torcedores!

JOGOS DAS SELEÇÕES EM SUA CIDADE

A partida é em sua cidade? Vem festa por aí! Você receberá o apoio dos Fundadores para coordenar essa logística especial.

A dinâmica quando as Seleções estão entre nós é única.

RECEBENDO A SELEÇÃO NOS HOTÉIS

As sedes dos locais onde serão realizadas as partidas deverão buscar todas as informações sobre os movimentos das Seleções: onde irão se hospedar, horário de chegada dos atletas no hotel etc.

Em geral as confederações são a melhor fonte dessas informações que, uma vez confirmadas, deverão ser amplamente divulgadas para reunir o maior número de pessoas nesses locais.

Quanto mais gente, mais forte o efeito da recepção. Ela minimiza o efeito do fator “fora de casa” pois o fato de serem recebidos por uma multidão faz com que os atletas se sintam confortáveis. Além disso, na Rússia ficou comprovada a força da recepção como agente motivador, fazendo com que os atletas se sintam amparados pelo torcedor mesmo quanto criticados pela mídia. Vemos isso claramente quando avaliamos as imagens reproduzidas pelos jogadores em suas Redes Sociais.

O Embaixador deverá prestar especial atenção em relação à rota do ônibus para posicionar a massa alucinada em local estratégico sem comprometer rota dos mesmos. A ideia não é dificultar ou impedir a passagem do ônibus e sim fazer uma recepção calorosa.

Os momentos que antecedem a chegada são excelentes para cantar as principais músicas de apoio, criando um clima especial e ajudando a divulgá-las para aqueles menos familiarizados com elas. Instrumentos musicais, bandeirões e pirotecnia* são sempre bem-vindos.

Na chegada do ônibus, a equipe de pirotecnia* deverá acender os fogos e a equipe de bateria deverá aumentar o tom, explodindo em conjunto com a massa.

Recomendamos que após o evento uma equipe voluntária seja responsável pela limpeza do local, distribuindo sacos de lixo e coordenando a operação, já que costuma- se observar descarte de latinhas, garrafas, restos de fogos de artifícios* entre outros. Esta atividade deve fazer parte da agenda oficial e o Embaixador deve ser primeiro a iniciar a coleta, incentivando a ação.

ESQUENTA PRÉ-JOGO

Na Copa da Rússia também ficou claro que os esquentas antes do jogo são uma excelente maneira de juntar os membros do Movimento que irão assistir a partida. Essa empolgação agrega o público em geral e fortalece o senso de unidade do grupo.

Recomendamos que o lugar selecionado para o esquenta seja bem próximo ao Estádio/Ginásio onde ocorrerá a partida. O horário marcado para o encontro deve prever entre 1h30 ou 2h antes do início da partida e de lá todos sairão em marcha rumo ao jogo. Quanto maior a massa, mais lindo e entusiasmante é o efeito, proporcionando um lindo espetáculo para a cidade que recebe a competição e enchendo de orgulho os telespectadores que acompanham o movimento via mídias sociais.

A CAMINHADA PARA O ESTÁDIO

É fundamental que o Embaixador anfitrião planeje esta operação e estude o trajeto da marcha, em parceria com os Fundadores do MVA, a fim de conduzir a massa de maneira civilizada, sem obstruir o trânsito, o fluxo de moradores, transeuntes e tendo uma grande preocupação em relação aos resíduos que serão gerados (latas, garrafas etc). Assim como nas ações em hotéis, recomendamos que sejam designados voluntários para distribuir sacos de lixo e coordenareste recolhimento, fazendo disso rotina em todas as movimentações em grupo.

Nosso melhor exemplo foi a famosa marcha dos brasileiros que tomaram o metrô em Moscou na partida contra a Sérvia, no Estádio do Spartak.

  1. CONDUTA DENTRO DOS ESTÁDIOS

A imagem e a condução da torcida dentro do estádio vai transmitir o espírito e o trabalho do Embaixador. É o seu grupo que vai ditar o tom do Movimento, por isso aqui vão as regras de conduta para o integrante MVA, que devem ser disseminadas diariamente em seu trabalho na Embaixada.

VESTIMENTAS E ADEREÇOS

Todos temos nossos times do coração mas entendemos que a arquibancada de jogos do Brasil definitivamente não é o lugar nem a ocasião de manifestar o amor clubista. Os integrantes da torcida MVA não devem adotar esse comportamento em nenhuma ocasião.

Somos totalmente contrários à utilização de camisas de clubes em jogos da seleção, inclusive porque algumas delas podem ter as cores exatas do adversário.

Para evitar situações como essa, recomendamos fortemente a utilização das cores da seleção brasileira, de preferência em camisetas que não contenham escudos de clubes. Assim fortalecemos a união de todos os torcedores presentes na arquibancada.

Adereços diversos como chapéus, óculos, etc são sempre benvindos, na medida em que tornam a festa ainda mais bonita e realçam o espírito criativo e carnavalesco do povo brasileiro.

INSTRUMENTOS MUSICAIS:

Os instrumentos são alma e coração da torcida, epicentro da batida e ritmo da arquibancada.

Recomendamos fortemente que cada sede se organize para ter pelo menos um surdo, uma caixa e um tamborim. Com eles já é possível entregar uma boa festa no jogo.

Quando possível, sugerimos decorar os instrumentos com as cores verde, amarelo e a sigla do MVA. Visualmente, nas câmeras, as cores nos destacam nas arquibancadas. O manual para aplicação da marca e os logotipos em alta resolução encontram-se na pasta do Google Drive que será disponibilizada aos Embaixadores.

Quando a sede não tiver recursos para a aquisição das peças, faremos esforços conjuntos para providenciar os instrumentos, mesmo que seja através de empréstimos, como por exemplo solicitando aos torcedores de outras sedes que por ventura estejam indo para ao jogo.

Além da busca por instrumentos, a sede deverá, com antecedência, tomar as medidas necessárias junto aos organizadores da partida para garantir a entrada dos mesmos no Estádio/Ginásio. Em alguns casos isso envolverá o envio de ofícios ou requerimentos de autorização, cujos modelos podem ser obtidos com o departamento jurídico do MVA.

A bateria deverá também adotar todas as medidas para estar junta, no mesmo setor, seguindo a simples porém valiosa premissa de que juntos somos mais fortes. A tentativa de compra desses ingressos passará por nossa capacidade de interceder junto aos organizadores, fato que já tem sido possível junto às Federações.

A bateria será sempre o centro do Movimento e a partir de onde serão puxados os cantos e músicas, que deverão ser reproduzidos e propagados pelos torcedores que estiverem nos entornos.

BANDEIRÕES

Já temos mais de 40 bandeirões confeccionados, divididos entre cores e logo MVA e imagens que homenageiam nossos jogadores. Os bandeirões tornam a festa mais bonita, pontuam as cores do Brasil e prestam homenagem aos nossos ídolos.

Recomendamos fortemente que as sedes espalhadas pelo mundo confeccionem seus próprios bandeirões para adornar as subsedes e, principalmente, para levá-los aos jogos. O ideal é tentar, antes de confeccioná-los, analisar as regras impostas pelos organizadores locais das partidas quanto a dimensões e segurança dos materiais a fim de evitar contratempos e proibições. Em geral, os bandeirões não podem obstruir placas de patrocínio ou tampar a visão de outros espectadores.

Um dos integrantes deverá ser designado como responsável por prender os bandeirões e retirá-los no final do jogo. Os materiais necessários para essa atividade são, em geral, rolo de barbante e fitas adesivas.

LIXO ZERO

Motivados pelos excelentes exemplos das torcidas do Japão e do Senegal na Copa do Mundo, que após os jogos recolhiam seu próprio lixo em venerável exemplo de civilidade, decidimos fazer o mesmo na Copa da Rússia.

Sabemos que é um ato simbólico, mas é nosso papel ser sempre o exemplo, e com ele recebemos muitas manifestações de apoio, tanto de brasileiros que se sentiam representados pelo ato e juntavam-se a nós, como da população local e de outros países, que ficavam perplexos e admirados com a situação.

Como já mencionamos em nossos valores, entendemos que o exemplo traz coisas boas e podem mudar a maneira de torcer, ajudando a resgatar o orgulho de ser brasileiro. Somos muito queridos e bem recebidos em todas as partes do mundo, a amarelinha é muito admirada. Então nada melhor do que agir reciprocamente, agradecendo essas excelentes recepções e tratando com respeito os espaços, cidades e países onde somos recebidos.

Assim como já pontuamos, recomendamos que a limpeza seja parte do programa oficial da Torcida. O Embaixador deve sempre ser o primeiro a recolher o lixo e estimular a participação de todos. Para isso, é muito importante dimensionar a quantidade/qualidade dos sacos de lixo adquiridos.

VIOLÊNCIA E PRECONCEITO

Somos completamente qualquer manifestação de violência a qualquer tipo de pessoa. O embaixador tem a missão de ser o mediador de conflitos, caso surjam. Nunca estimular ou combater com violência. Embora seja algo ainda muito arraigado na maneira de algumas torcidas manifestarem seu apoio, reiteramos que somos totalmente contrários a qualquer forma de violência aos adversários.

Nossa energia deve ser direcionada ao apoio de nossos atletas e nunca dissipada em brigas ou destruição de patrimônio alheio. Acreditamos apenas em provocações sadias e inteligentes, por meio de músicas e cânticos bem bolados. A experiência demonstra que a forma mais eficiente de desestabilizar adversários é por meio da exaltação de nossa própria história, títulos e vitórias.

PIROTECNIA

O efeito dos fogos de artifício é, sem dúvida, um espetáculo à parte nos esquentas e arquibancadas. No entanto, algumas categorias são perigosas e causam incômodo a transeuntes em muitas circunstâncias, por isso recomendamos as fumaças silenciosas e sempre operadas por um integrante capacitado.

Sugerimos um treinamento de brigadista para o responsável por essa operação e que o material seja comprado de fornecedores certificados visando evitar contratempos e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Sinalizadores em especial podem disparar muita faísca, razão pela qual devem ser acesos com cuidado e distante dos presentes.

  1. RESULTADOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Temos o compromisso de observar de perto o desempenho de cada Embaixada para que possamos recompensar seus Embaixadores com benefícios, de acordo com sua atuação e compromisso com os valores MVA.

Serão realizadas reuniões trimestrais (via facetime/skype) com embaixadores para medição de resultados.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vestir a camisa do MVA é aceitar os princípios gerais aqui contidos. Condutas que estejam em total desacordo com as ideias aqui trazidas serão reprovadas publicamente e a subsede responsável por atos contrários será desligada do Movimento.

É evidente que trazemos aqui apenas diretrizes gerais e que casos excepcionais serão tratados individualmente, dado que cada subsede terá suas particularidades. Além disso, estamos sempre abertos a contribuições e ideias, já que a base de nossa existência é a nossa comunidade.

A torcida brasileira por muito tempo mostrou-se fragilizada, por diversos fatores. Acreditamos que a padronização de um comportamento positivo são o melhor caminho para nos fortalecer, granjear apoio dos meios de comunicação e disseminar, da melhor maneira possível, nossa nobre missão de representar esse maravilhoso país no qual nascemos e apoiar os atletas que dignamente honram nossas cores, muitos vindos de realidades adversas e com uma trajetória de luta que esbarra na própria sobrevivência.