Notícias

Cerimônia de abertura histórica no Rio Sena dá início às Olimpíadas de Paris

Pela primeira vez o evento acontecerá ao ar livre; Cerca de 10.500 atletas são esperados, com 100 barcos desfilando por seis quilômetros, passando por pontos icônicos da cidade

18h30 – Fim da cerimônia da cerimônia de abertura.

18h25- Céline Dion canta no encerramento da cerimônia de abertura.

18h25 – Pira Olímpica é acesa por Teddy Riner e Marie-José Perec, lendas do judô e do atletismo. A pira desse ano foi erguida por um balão e deve permanecer no alto até o final dos jogos.

18h08 – Torre Eiffel exibe show com canhões de luzes, enquanto Nadal junto com outros atletas olímpicos levam tocha até próximo ponto de revezamento para que a pira olímpica seja acesa.

18h02 – Zinedine Zidane passa a Tocha Olímpica para Rafael Nadal, do tênis

18h Emmanuel Macron, presidente da França, declara aberta as Olímpiadas de Paris.

17h53 – Chuva encharca a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, 1ª ao céu aberto

Único detalhe que não pôde ser controlado, a chuva chegou sem pedir permissão à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris e encharcou atletas, artistas, público e autoridades, estragando partes do espetáculo realizado ao longo do rio Sena. Sem nenhuma solução dos organizadores para esse imprevisto, os atletas que chegaram ao estádio depois de um percurso de barco de 6 quilômetros pelo Sena tiveram que esperar molhados o resto das delegações alcançarem o Trocadero, pelo menos uma hora depois. Os barcos que os transportam, que partiram a 9 km/h, aceleraram visivelmente a velocidade para chegar ao destino o mais rápido possível. Voluntários distribuíram capas de plástico aos atletas no Trocadero para protegê-los.

Embora a chuva tenha aparecido de forma leve e intermitente no início da grande festa, 45 minutos depois começou a cair novamente, forçando todos os participantes a se protegerem com lonas plásticas, se tivessem, e alguns deles deixaram seus assentos depois de uma hora. No Trocadero, um dos telões de onde o show estava sendo assistido sofreu um apagão e permaneceu apagado por 15 minutos.

17h37 – Trazida por uma Amazona, que ainda terá identidade revelada, e cavalgou pelo Rio Sena, bandeira dos Jogos Olimpícos é hasteada sob canção do hino olímpico cantado pela orquestra francesa.
17h15 – Saiba quem é Aya Nakamura, artista francófona que agitou a abertura

Aya Nakamura, a cantora francófona mais ouvida no mundo, participou da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, após meses de rumores sobre sua apresentação que escandalizaram grupos de extrema direita na França. De origem malinense, Nakamura estava loira para a ocasião e usava um vestido dourado para cantar junto com a Guarda Republicana. Um medley com seus sucessos “Pookie” e “Djadja” junto com reminiscências do cantor francês Charles Aznavour fizeram parte de sua performance. Nakamura, de 29 anos, cultiva um estilo entre soul e hip hop, com influências da música africana atual, e os rumores de sua apresentação nas Olimpíadas causaram controvérsia nas redes sociais.

“Isso é Paris, não o mercado de Bamako”, dizia uma faixa divulgada nas redes em março, acompanhada de piadas sobre seu estilo e nível de francês. Diante da polêmica, o presidente francês Emmanuel Macron veio a público apoiá-la. Nascida como Aya Danioko em Bamako, capital do Mali, em 1995, em uma família de músicos tradicionais, ela se mudou com seus pais para os subúrbios de Paris quando era criança. A cantora está na lista dos mais vendidos em 46 países e é há cinco anos a artista feminina mais reproduzida no mundo.

17h06 – As delegações de Israel e dos atletas palestinos receberão cuidado extra, em meio a temores de que a ofensiva israelense em Gaza seja um motivo potencial para possíveis agressores.

17h05 – Cerimônia de abertura foi idealizada por Thomas Jolly

O diretor de teatro francês Thomas Jolly, conhecido pelo sucesso musical de ópera-rock Starmania, foi o idealizador da abertura as Olimpíadas no Rio Sena. Paris 2024 serão os primeiros Jogos Olímpicos realizados fora de um estádio, o que obrigou a implementação de uma operação de segurança sem precedentes que transformou o centro de Paris em uma verdadeira fortaleza. Cerca de 45 mil policiais e seguranças privados contratados para a ocasião serão destacados nesta sexta-feira e haverá até atiradores de elite em pontos estratégicos da capital para garantir a segurança durante o desfile.

16h57- Barco da França encerra apresentação dos atletas na cerimônia.

16h52 – Lady Gaga homenageia Édith Piaf e Zizi Jeanmaire na cerimônia de abertura.

Vestindo preto e penas rosas, ela se apresentou na escadaria do Grand Ballet. Gaga cantou “Mon Truc en Plumes” e utilizou plumas rosas e brancas em homenagem ao francês Zizi Jeanmaire. Além disso, também cantou “La Vie en Rose” e tocou um trecho em um piano montado à beira do rio Sena.

16h48 – Celebridades apresentam jovens talentos de designers franceses, enquanto a DJ Barbara Butch fornece as músicas. O momento perfeito para a chegada das últimas delegações.

16h42 – Delegação da Argélia joga flores no Rio Sena em homenagem aos seus mortos no Massacre de 1961 em Paris.

16h39 – Repórter francesa se encanta com festa de brasileiros nas ruas de Paris.

16h34 – Delegação brasileira canta ‘Ta Escrito’, do Grupo Revelação, no barco em meio a chuva em Paris.

16h26 – Movimento Verde e Amarelo, torcida organizada do Brasil, agita as ruas de Paris ao som de ‘Paris vai virar Baile’ e paródias de músicas brasileiras.

Fonte: jovempan.com.br

Compartilhar